No início de março, o presidente Jair Bolsonaro zerou, por dois meses, as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre o óleo diesel, para compensar temporariamente as altas dos preços do produto por conta da elevação do preço internacional do petróleo. Com o fim do período de isenção, os preços do diesel voltaram a subir neste mês. Para piorar, corremos o risco de cometer uma barbaridade que pode encarecer produtos, eliminar empregos, reduzir a competitividade da indústria brasileira e ainda diminuir a arrecadação de impostos.

Para impedir que o país passe por uma nova crise fiscal, a Lei de Responsabilidade Fiscal define…


As criptomoedas vieram para ficar. Nem sempre tive esta certeza. Em 2010, enquanto o mundo ainda lidava com as consequências da Crise Financeira Global, soube da criação do Bitcoin, logo no seu início. Interessei-me e estudei sobre o assunto. Dois conceitos me chamaram bastante a atenção: uma regra fixa de criação de quantidade limitada da nova moeda e uma tecnologia de criptografia que permitiria que ela pudesse ser emitida, transacionada e guardada no meio digital, sem nenhum governo por trás (Blockchain).

O primeiro conceito me conquistou de cara. Naquele momento, era claro para mim que a única forma de evitar…


A pandemia do coronavírus desarranjou cadeias globais de produção — reduzindo a oferta — e, posteriormente, com estímulos fiscais e monetários recordes, aumentou a demanda por matérias primas de energia, minerais, metálicas e alimentares. Com menos oferta e mais demanda, os preços subiram.
Com esta forte alta de preços, em particular das matérias-primas, o custo de produção de inúmeros produtos subiu muito. Na maioria dos países, este aumento de custos de produção não pôde ser repassado pelas empresas aos preços de venda dos produtos, ao menos não integralmente, porque com a forte alta do desemprego e queda de renda, os…


Imagine que você fosse um político corrupto e alguém o pegasse com a boca na botija. Imagine também que você soubesse que seus colegas de partido e seus adversários políticos fossem tão corruptos quanto você. O que você faria para se safar?

Talvez, uma boa estratégia envolvesse os seguintes passos:

1. Convença seus apoiadores que denúncias de propinas de empreiteiras ou rachadinhas, se forem contra você, são perseguições políticas, não questões de Justiça e combate à corrupção;

2. Argumente que qualquer um que o investigar e julgar só pode o estar perseguindo;

3. Fomente, ao máximo, a polarização política e…


Políticos, principalmente os mais populistas e carismáticos, têm uma habilidade ímpar em pintar todos os assuntos, decisões e discussões como se fossem sobre política, e mais especificamente sobre eles próprios, e convencer um grande número de pessoas disso. Vacina? Assunto político. Empregos? Assunto político? Inflação? Assunto político.

Mais do que isso, toda a classe política, unida em uníssono, consegue sempre colocar suas prioridades à frente das prioridades de toda a população, começando pelo sem fim de privilégios a que só eles têm direito e passando pela manutenção destes privilégios, mesmo nos momentos mais duros para os outros brasileiros. …


Confundir o significado das palavras necessariamente leva a ver a realidade de forma distorcida.

Parece haver, atualmente, uma confusão entre o sentido das palavras obrigatório e forçado. O uso do cinto de segurança é obrigatório, mas não é forçado. Ninguém é amarrado ao cinto à força, mas é punido se não o usar. Estar sóbrio para poder dirigir é obrigatório, mas ninguém é forçado a não beber. Parar no sinal vermelho é obrigatório, mas ninguém é amarrado até o sinal ficar verde.

Todas estas medidas restringem as liberdades individuais? Sem dúvida. Por que, ainda assim, são adotadas se liberdades individuais…


A crise econômica causada pela pandemia de coronavírus tornou mais clara do que nunca a importância para todas as empresas e setores de reduzirem custos e terem flexibilidade de resposta a mudanças do ambiente de negócios. Além disso, a pandemia e a quarentena aceleraram a adoção da transformação digital e a regulamentação de tecnologias já existentes como telemedicina e trabalho em home office.

Dentro deste contexto de transformações cada vez mais rápidas, uso de tecnologia mais intenso e maior necessidade de controle de custos, surpreende-me que mais empresas não aproveitem as oportunidades oferecidas pelo mercado livre de energia elétrica. …


A empresa argentina de comércio eletrônico Mercado Livre tornou-se a companhia mais valiosa da América Latina, tendo ultrapassado a Vale e a Petrobras.

Sem dúvida, o Mercado Livre é uma tremenda empresa, mas para entender como ele se tornou mais valioso que Vale e Petrobras é necessário entender um movimento bem mais amplo do mercado mundial.

Após a crise financeira global de 2008, os juros despencaram em todo o mundo, a disponibilidade de capital para financiar iniciativas inovadoras e empresas de tecnologia cresceu enormemente, a inovação mundo afora se acelerou muito e o comércio eletrônico também. …


Recentemente, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), assinou um decreto que torna permanente o home office, no serviço público. Muitos servidores já trabalham de casa desde o começo da pandemia. A medida pode gerar uma economia de R$ 1 bilhão em 7 anos para a prefeitura de São Paulo. …


De acordo com pesquisa da USP com 1.300 pessoas, 70% gostariam de continuar trabalhando em home office, 19% não gostariam e 11% são indiferentes.

Nem todas as funções trazem esta possibilidade, mas se estes resultados se confirmarem e se sustentarem ao longo do tempo, a humanidade vai passar pela maior revolução na forma de viver e trabalhar em muito tempo.

Só para ficar nas consequências mais óbvias, isto trará transformações brutais no mercado de trabalho, em mobilidade, no mercado imobiliário, para o meio ambiente, em logística e em digitalização.

Para agradar seus colaboradores, atrair talentos e reduzir custos com escritórios…

Ricardo Amorim

Economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes, maior influenciador brasileiro no LinkedIn e ganhador do Prêmio iBest de Economia e Negócios.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store